Rotor De Bomba

Rotore da bomba: o tipo define a função

Rotor de bomba é um dispositivo de bombeamento real para águas residuais e, portanto, o “coração” da bomba. No entanto a água residual é muito diversa em sua composição: mas pode conter sólidos, lenços umedecidos, lama ou fezes bem como materiais fibrosos ou substâncias que formam espuma. Para obter os melhores resultados de bombeamento, o rotor deve ser ideal para a aplicação individual.

O objetivo é sempre o mesmo: uma solução sem entupimentos, durável e com mas baixo consumo de energia. Impulsores da bomba. Os tipos e seu impacto de todas as tecnologias de bombeamento, as bombas centrífugas são as mais conhecidas graças ao seu manuseio eficiente de muitos fluidos. No entanto a especificação da bomba centrífuga é certa para uma aplicação que envolve várias considerações; sendo a escolha de Rotor.

Os tipos de Rotores de bombas

De todas as tecnologias de bombear, as bombas centrífugas são as mais conhecidas graças ao seu manuseio eficiente de muitos fluidos. No entanto, a especificação da bomba centrífuga certa para uma aplicação envolve várias considerações; sendo a escolha do (s) impulsor (es). Mas o que é um impulsor? O impulsor é o componente rotativo dentro do projeto da bomba centrífuga, que transfere a energia do motor da bomba para o fluido.

É feito de palhetas que saem de uma entrada aberta no centro, conhecida como olho, que criam uma força centrífuga à medida que giram para mover o líquido do invólucro para o ponto de descarga.

Existem vários tipos de impulsor, cada um deles que oferecem diferentes características de desempenho que o tornam mais ou menos adequado do que os outros para uma determinada aplicação. Dada a parte vital que desempenha na operação de uma bomba centrífuga, você pode ver por que o tipo e o tamanho do impulsor é um fator importante na especificação da bomba. Mas quais são exatamente as diferenças e quando você escolhe quais? Este artigo cobrirá apenas isso, mas se você preferir um resumo rápido, entre em contato!

Rotor de Bomba aberto

Aberto tem palhetas que são abertas em ambos os lados sem qualquer cobertura de proteção. Como eles não têm nenhum suporte em nenhum dos lados, eles tendem a ser mais fracos. Mas portanto são normalmente usados em bombas menores e baratas que não são operadas sob tensão significativa. Embora sejam capazes de lidar com um grau de conteúdo sólido, ao contrário dos impulsores fechados, eles exigem um NPSH mais alto para operar sem cavitação, danos e perda de eficiência.

Como o próprio nome sugere, um rotor aberto tem palhetas que são abertas em ambos os lados sem qualquer cobertura de proteção. Como eles não têm nenhum suporte em nenhum dos lados, eles tendem a ser mais fracos e, portanto, são normalmente usados em bombas menores e baratas que não são operadas sob tensão significativa. Embora sejam capazes de lidar com um grau de conteúdo sólido.

Rotor de Bomba semiaberto

Semiabertos têm parede posterior que adiciona resistência mecânica às palhetas, enquanto permanecem abertos do outro lado. Eles são um meio termo entre os impulsores abertos e fechados em termos de eficiência e NPSHr. Tornando-os adequados para bombas de tamanho médio com uma pequena quantidade de sólidos macios. É importante observar com impulsores semiabertos que a folga entre as palhetas e a caixa da bomba…  Precisa ser pequena, como se um grande deslizamento e recirculação ocorressem.

Eles são um meio termo entre os impulsores abertos e fechados em termos de eficiência e NPSHr. Tornando-os adequados para bombas de tamanho médio com uma pequena quantidade de sólidos macios. É importante observar com impulsores semiabertos que a folga entre as palhetas e a caixa da bomba precisa ser pequena, como se um grande deslizamento e recirculação ocorressem.

Rotor de Bomba fechado

Agora que você leu sobre os impulsores aberto e semiaberto, provavelmente pode adivinhar que um impulsor fechado foi fechado na parte traseira e frontal. Fornecendo força máxima pra têm um baixo NPSH necessário e fornecem um fluxo mais eficiente. No entanto, eles são um projeto mais complicado e caro devido à sua dependência de anéis de desgaste de folga estreita para reduzir as cargas axiais e ajudar a manter a eficiência. Eles são o impulsor mais popular para bombas grandes que transferem líquido limpo, pois têm tendência a entupir quando em contato com sólidos.

No entanto, eles são um projeto mais complicado e caro devido à sua dependência de anéis de desgaste de folga estreita para reduzir as cargas axiais e ajudar a manter a eficiência. Eles são o impulsor mais popular para bombas grandes que transferem líquido limpo, pois têm tendência a entupir quando em contato com sólidos.

Rotor de bomba vortex

Os rotores de vortex não são impulsores de canal. Na aparência são semelhantes a um semi – aberto, mas têm mais espaço na voluta e funcionam de forma diferente. Seu design é ideal para fluidos sujos que contenham detritos e sólidos fibrosos. Pois cria um redemoinho / vácuo que mantém todos os sólidos longe do impulsor conforme o líquido é puxado, evitando danos aos componentes internos. É um risco mínimo de entupimento e as capacidades de manuseio de sólidos são excelentes, no entanto, a eficiência é menor. Por esse motivo, os impulsores de vórtice só devem ser selecionados quando necessário.

Seu design é ideal para fluidos sujos que contenham detritos e sólidos fibrosos, pois cria um redemoinho / vácuo que mantém todos os sólidos longe do impulsor conforme o líquido é puxado, evitando danos aos componentes internos. É um risco mínimo de entupimento e as capacidades de manuseio de sólidos são excelentes, no entanto, a eficiência é menor. Por esse motivo, os impulsores de vórtice só devem ser selecionados quando necessário.

Princípios básicos da bomba centrífuga: tipos de rotores

Eu queria falar um pouco sobre a diferença que você pode ver em algumas bombas e como as diferenças de design podem afetar o desempenho hidráulico. Aqui está um diagrama que mostra alguns dos diferentes tipos de rotores. À esquerda, você verá este diagrama do que seria considerado um rotor fechado. Um desses rotores terá o que é considerado uma cobertura frontal, ou seja, esse recurso na frente do rotores e, em seguida, uma cobertura na parte traseira também. Em seguida, o fluido está passando pelas passagens internas desse impulsor fechado. Esses impulsores você vai considerá-los desejáveis ​​quando se trata de eficiência hidráulica, porque você pode controlar a passagem do fluxo muito bem dentro do próprio impulsor. Você pode projetar essas bombas como novas e operando com alta eficiência.

Com o tempo, esse caminho de fluxo interno vai se desgastar, especialmente se você estiver usando abrasivos ou tiver ataque de corrosão química ou ataque químico acontecendo no pilar. O caminho do fluxo interno começará a mudar com o tempo e isso fará com que um desses impulsores tenha um declínio de desempenho ao longo da vida. O declínio dependerá muito das condições de serviço e do fluido que está sendo operado ou usado. O outro desafio com o impulsor fechado é que se você estiver operando a bomba com qualquer tipo de sólido. Um sólido pode ficar preso dentro do impulsor e causar desequilíbrio hidráulico e, finalmente, vibração excessiva até você parar a bomba e limpar o bloqueio . Você tem um monte de bombas lá fora, são impulsores fechados que você normalmente vai vê-los em aplicações de fluido limpo onde você deseja eficiências realmente altas.

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